Classificação: Seminovo
1 (um) exemplar no estoque.
Descrição: Páginas Brancas e Amarelas. Poucos textos, sublinhados a caneta.
Preço: R$ 5,00
Sinopse
Essas histórias não foram inventadas. São verídicas, frutos de pesquisa. Reviverei arquivo de jornais e revistas, conversei com juízes, médicos, professores, estudantes e pessoas comuns do povo. Assim nasceu este livro doloroso, onde nada foi escamoteado. Divido com minhas editoras - três mulheres - a responsabilidade de publicá-lo. E, embora escrevê-lo tenha sido triste, bastante angustiante, sinto que é um texto necessário, na medida em que expõe feridas à procura de possíveis soluções. É preciso encontrar caminhos...
Jorge Luis Borges, o notável escritor argentino recentemente falecido, escreveu um dia: "Quando todos os homens forem éticos, não haverá mais necessidade de ética: quando todos os homens forem justos, não haverá mais necessidade de justiça." Utopia? Talvez. Mas um outro escritor, de quem já não me lembro o nome, também escreveu: "O homem quis ser rei; o rei quis ser Deus; e só Deus quis ser homem."
O que é ser homem ou mulher? Ambos são cidadãos. Quer sejam ricos ou pobres, homossexuais, índios, nordestinos, negros, doentes mentais, sentenciados - enfim, os discriminados de toda ordem têm direitos. E a serviço de tais direitos - os direitos humanos - o escritor põe sua coragem, sua disciplina e até seu possível talento. Eu, como escritora e mulher, estou de plantão permanente. Operária do ofício, não me deixarei calar. Através das minhas palavras terão voz os oprimidos.
Chegará a hora em que teremos orgulho de realmente ser uma nação civilizada, abolidos de vez a tortura, a censura, a violência e os preconceitos. Aí, então, uma justiça social atuante e verdadeira dará origem a uma sociedade pacífica/ harmônica, onde o ser humano - independente de sexo, raça, credo político ou religioso - seja respeitado como cidadão na plenitude de seus direitos.
E, principalmente, no fundamental - O Direito de Viver!
(A espera e na luta por esse dia abençoado, nada terá sido em vão.)